Decorreu esta manhã, em Donostia, o julgamento dos três tolosarras conhecidos como os «3 de Intxurre», incriminados no contexto dos incidentes ocorridos no Carnaval de Tolosa de 2016.
Os jovens, organizados na plataforma Gazteak Kalean e apoiados pela plataforma Garden, composta pelos pais de incriminados em vários processos repressivos, organizaram uma mobilização, ontem, em Donostia. Muito participada, percorreu as ruas do centro: no Boulevard, realizou-se ainda um acampamento, em que participaram cerca de 50 jovens.
Esta manhã, houve uma concentração frente ao tribunal donostiarra. Já dentro do tribunal, registaram-se alguns momentos de tensão com vários agentes à paisana que acompanhavam o ertzaina da acusação, depois de se saber que o Ministério Público (MP) tinha baixado o pedido de pena de dois anos para seis meses de cadeia.
Dos três ertzainas que integravam a acusação, dois retiraram-se. No final, a defesa e o MP chegaram a um acordo: aos jovens é imposta uma multa de 37 000 euros e uma pena de seis meses de prisão, que não terão de cumprir por não possuírem a antecedentes. / Ver: lahaine.org [com muitas fotos]
quinta-feira, 13 de julho de 2017
Os «3 de Intxurre» não vão ter de cumprir pena
Etiquetas:
ACÇÃO SOLIDÁRIA,
Manifestações,
Notícias,
Repressão