
No domingo de manhã, um grupo de rapazes da localidade do Vale da Sakana passava frente à esquadra da Polícia espanhola na capital navarra quando um deles foi interpelado por três agentes, que lhe pediram os documentos e lhe disseram que iam fazer queixa dele por trazer vestida a T-Shirt com a inscrição «Altsasukoak Aske Muntai polizialik ez STOP montajes policiales».
O rapaz, surpreendido, perguntou se a peça era ilegal, e os polícias «responderam-lhe que sim. Então, aproximaram-se cinco amigos do interpelado, também de Altsasu, e dois acabaram por ser identificados, após alguma tensão. Os agentes continuaram a «picá-los»: «Vocês são terroristas. Andam sempre em grupo».
Os polícias ainda tiraram uma fotografia à T-Shirt e disseram ao que a trazia que ia ser multado em 600 euros.
Para denunciar estes factos, a repressão constante de que a localidade navarra é alvo e exigir que «deixem Altsasu em paz», cerca de 200 pessoas participaram numa concentração, ontem, ao final da tarde, na localidade navarra. Frente à repressão sublinharam a necessidade de «organização».
A Delegação do Governo espanhol em Iruñea confirmou as identificações, mas disse que a multa será por «falta de respeito aos polícias» e não pela T-Shirt. / Ver: EntzunAltsasu e argia