quarta-feira, 4 de julho de 2018

«Neocolonialismo e "crise dos imigrantes"»

[De Manlio Dinucci] Com um notável poder de síntese, este texto diz o essencial sobre a «crise» sobre a qual as grandes potências capitalistas se dizem preocupar. Na verdade, são elas as responsáveis pelos enormes fluxos migratórios em causa. Com as suas políticas de exploração neocolonial de recursos alheios, com a destruição militar de países que de algum modo resistam à sua dominação, com a imposição da pobreza extrema e da dependência a gigantescas massas humanas.
-
Dos EUA à Europa, a «crise dos emigrantes» suscita vivas polémicas internas e internacionais sobre as políticas a adoptar a propósito dos fluxos migratórios. Entretanto, em todo o lado estes são representados segundo um cliché que inverte a realidade: o dos «países ricos» obrigados a sofrer a crescente pressão migratória dos «países pobres».

Dissimula-se assim a casa de fundo: o sistema económico que no mundo permite a uma restrita minoria acumular a riqueza à custa de uma crescente maioria, empobrecendo-a e provocando desse modo a emigração forçada. (odiario.info)