quinta-feira, 6 de setembro de 2018

A AEK estima um aumento de inscrições nos seus cursos

A rede de euskaltegis da Coordenadora de Alfabetização e Euskaldunização (AEK, na sigla em euskara), composta por mais de 100 centros de ensino, acaba de iniciar a sua campanha de inscrições, com o lema «Zu hemen zaude, AEK ere bai» [Tu estás aqui, a AEK também].

Vários indicadores parecem justificar a satisfação que os responsáveis da AEK manifestaram na apresentação da campanha de matrículas para o ano lectivo, que decorreu dia 4 em Bilbo.

A AEK pretende que este ano se verifique novamente o aumento de alunos registado no ano anterior, quando a organização pretendia atingir os 12 mil inscritos e teve 12 400. Neste ano lectivo, em que se celebra uma nova edição da Korrika (a corrida a favor do euskara será apresentada em Novembro), inauguram-se dois novos euskaltegis na Bizkaia: um em Ermua e outro em Igorre.

Com esses, já são mais de 100 os centros de ensino distribuídos por Nafarroa, a Comunidade Autónoma Basca e Iparralde. Em Nafarroa, a AEK tem mais de 20 escolas, desde a Erribera até Baztan, passando por Iruñerria, onde existe uma maior concentração de euskaltegis.

A coordenadora-geral da instituição, Mertxe Mugika, sublinhou que muitas entidades, como municípios, deputações forais e mancomunidades, atribuem apoios aos alunos, que «cada vez mais se aproximam dos eukaltegis da AEK». Também justificou o aumento as inscrições com a existência de «mais iniciativas para fomentar o conhecimento do euskara», considerando que «a sociedade basca deu um passo em frente, ao passar de estar a favor do euskara a usá-lo».

As matrículas começaram no dia 3 e o ano lectivo 2018-2019 inicia-se no começo de Outubro. Quem quiser saber mais sobre o funcionamento dos euskaltegis da AEK terá uma «jornada de portas abertas» no dia 18 de Setembro. «Poderão conhecer os centros de ensino, os professores e a metodologia que se utiliza, e receber uma aula de forma gratuita», explicou Mugika.

A propósito das ajudas que os alunos recebem, «às vezes ao matricular-se e outras vezes depois de acabarem o ano», Mertxe Mugika defendeu que «a aprendizagem do euskara deveria ser gratuita». / Ver: Diario de Noticias

Ver tb.: «Kontseiluak ofizialtasuna aldarrikatuko du Iruñean, urriaren 27an» (Berria)