terça-feira, 18 de setembro de 2018

Rússia responsabiliza Israel por abate de avião Il-20 na Síria

Um avião russo foi destruído pela defesa anti-aérea síria. Os militares russos afirmam que a «provocação israelita» está na origem do sucedido e reservam-se «o direito de responder em conformidade».
[...]
O desaparecimento ocorreu no momento em que quatro caças israelitas F-16 lançaram um ataque contra alvos em Latakia. De acordo com os militares russos, os aviões israelitas usaram o avião de transporte militar Il-20 «como escudo, expondo-o ao fogo da defesa anti-aérea síria».

Assim, «como a superfície reflectora efectiva» do Il-20 é muito maior que a de um F-16, o primeiro foi abatido por um míssil terra-ar S-200 sírio, precisa a nota.
[...]
Desde o início da guerra de agressão à Síria, têm sido frequentes os ataques aéreos israelitas contra alvos no país vizinho. Recentemente, militares israelitas reconheceram ter realizado mais de 200 ataques em território sírio nos últimos 18 meses, alegando estar a destruir alvos iranianos. Damasco tem reiterado as acusações contra as forças sionistas de violação da sua soberania e de ajuda militar, médica e logística aos grupos terroristas. (Abril)