quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Independentista galega fica livre após seis anos de prisom fora da Galiza

Presa até hoje na província de Leom, fora do seu país, a militante independentista Maria Osório ficou em liberdade e foi acolhida às portas do cárcere por familiares, companheiros e amizades.

Quando escrevemos estas linhas, a já ex-presa independentista Maria Osório estará na estrada, a caminho da Galiza, umha vez livre da sua longa prisom de 6 anos em regime de dispersom penitenciária fora da Galiza e como presa de Especial Seguimento (FIES-3).

Recebida já às portas do cárcere de Mansilha (Leon) por um grupo de pessoas solidárias que exibírom bandeiras da Galiza, a vizinha de Bezerreá, condenada inicialmente por «pertença a bando armado», viu a sua condena reduzida após alguns recursos da defesa, até o cumprimento final de 6 anos.

Os coletivos solidários (Ceivar, Que voltem para a casa) e alguns meios de comunicaçom denunciárom a pressom de elementos da Guarda Civil espanhola à paisana, que marcárom presença no ato de recebimento, tirando fotos às pessoas presentes. Houvo também identificaçons de familiares e amizades, prática habitual das forças repressivas espanholas. (Diário Liberdade)