segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Lançado documentário sobre ocupação premiada dos sem-terra na Mata Atlântica

O acampamento José Lutzenberger, no município de Antonina, ocupa uma parte da Área de Protecção Ambiental de Guaraqueçaba, no litoral norte do estado brasileiro do Paraná e, desde 2003, concilia a produção de alimentos livres de agrotóxicos com a recuperação da Mata Atlântica.

Este trabalho teve o reconhecimento do Instituto Socioambiental, que atribuiu à comunidade o prémio Juliana Santilli, na categoria de conservação e ampliação da agrobiodiversidade. Outro reconhecimento foi a realização do documentário Agrofloresta é mais, que aborda uma história já com mais de 15 anos e que foi lançado oficialmente, em Curitiba, esta quinta-feira.

Em cerca de 30 minutos, a obra mostra como 24 famílias que integram o acampamento transformam uma área degradada pela produção extensiva de búfalos numa experiência – premiada – pela recuperação do meio ambiente, por via da produção agroflorestal.
[...]
Actualmente, as famílias do acampamento José Lutzenberger vivem sob ameaça de despejo, e o documentário integra-se na campanha «Agrofloresta é a nossa casa», organizada por dezenas de entidades contrárias à retirada das famílias da região. (Abril)