segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Eucalipto domina as florestas plantadas no Brasil

Segundo o relatório Produção da Extracção Vegetal e da Silvicultura 2017, divulgado na semana passada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui 9 850 000 hectares de florestas plantadas, sendo que mais de três quartos desse território se destinam à produção de eucalipto.

A maior parte das florestas plantadas concentra-se nas regiões Sul (36%) e Sudeste (25%) e, de acordo com o relatório do IBGE, o estado brasileiro líder no cultivo de eucalipto é o Paraná (Sul), seguido por Minas Gerais (Sudeste) e por Santa Catarina (Sul).
[...]
Referindo-se às florestas de eucalipto, Dagoberto dos Santos explicou que estas «têm um domínio muito grande sobre o consumo de água onde estão instaladas», provocando «uma homogenização da paisagem, uma absorção muito grande de nutrientes a longo prazo» e impossibilitando «a utilização do solo de uma maneira muito drástica», com «impactos ambientais e sociais muito graves».

Ao contrário do que acontece com outras monoculturas, as florestas de eucalipto inviabilizam o solo para outros tipos de cultivo, afectando as famílias de pequenos agricultores, alertou. (Abril)