sexta-feira, 20 de julho de 2012

Josu Uribetxebarria, preso gravemente doente, foi hospitalizado

A associação Etxerat fez saber hoje que o preso basco Josu Uribetxebarria foi ontem internado no hospital de León (Espanha). É um dos catorze presos com doenças graves e incuráveis, tendo sido hospitalizado depois de lhe ter sido detectado um nódulo no pulmão.
Uribetxebarria tem cancro no rim. Os seus familiares souberam da sua situação através dos familiares de um outro preso político basco. Ainda não conseguiram pôr-se em contacto com Uribetxebarria, e não têm mais notícias da sua situação.

Gaitz isilduak [Doenças Silenciadas]
Precisamente hoje, a Etxerat apresentou em Donostia, no Koldo Mitxelena, o documentário Gaitz isilduak [Doenças Silenciadas], que aborda a questão dos catorze presos políticos bascos com doenças graves e incuráveis através dos testemunhos [alguns em euskara e outros em castelhano] de familiares. «Catorze doenças, catorze situações, catorze vivências». Apesar de terem doenças graves e incuráveis, todos estes presos continuam na prisão.

Mais um acidente de familiares por causa da dispersão
A Etxerat fez ainda saber que no dia 13 de Junho ocorreu mais um acidente de viação com familiares de presos, o oitavo deste ano. Trata-se dos pais de Maite Aranalde: regressavam a casa depois de realizarem a visita na prisão de Poitiers Vivonne, e, quando tentaram ultrapassar uma camião, na estrada entre Vivonne eta Angouleme, embateram na divisória central. Encontram-se bem.

«É preciso acabar de imediato com esta política de dispersão. Não podemos continuar a pôr em risco as nossas vidas todos os fins-de-semana. Desde que a política de dispersão foi posta em prática, há 23 anos, dezasseis familiares e amigos perderam a vida nas estradas, e qualquer um de nós a pode perder a qualquer momento. É preciso acabar com esta dispersão macabra e sem qualquer sentido», afirmou a Etxerat.

Os presos de Picassent e Toulon em luta
Na mesma nota, a Etxerat abordou ainda a situação dos presos políticos bascos Eduardo Perez (Bilbo), Manex Castro (Villabona) e Sergio Polo (Sopela), que se encontram em greve de fome, para denunciar a sua situação na prisão de Picassent e na sequência da violência exercida sobre Eduardo Perez no dia 17 de Julho (mais detalhes na nota da Etxerat).
Na prisão de Toulon, o preso político basco Juan Carlos Estevez (Donostia) passou a rejeitar a bandeja da comida da prisão no 11 de Julho, para protestar contra a dispersão e o isolamento. / Fonte: Berria e etxerat.info

Ver também: «Uma juíza britânica rejeita a libertação provisória de Troitiño» (naiz.info)