quarta-feira, 25 de julho de 2012

Oito militantes independentistas serão libertados hoje, sob fiança

O juiz da Audiência Nacional espanhola Javier Gómez Bermúdez decretou a libertação sob fiança de Urko Aierbe, Ugaitz Elizaran, Joxe Aldasoro, Rosa Iriarte, Eneko Compains, Aniaiz Arinabarreta, Erika Bilbao e Egoitz Garmendia, detidos em Setembro de 2010 numa operação que decorreu em Hego Euskal Herria, na Cantábria e em Aragão. Sandra Barrenetxea, também detida na altura, foi libertada em Fevereiro último.

Gómez Bermúdez tomou esta decisão no âmbito de uma audiência destinada a rever o prolongamento da prisão preventiva dos oito militantes, que decidiu não ampliar. Todos eles receberam ordem de prisão do anterior titular do Tribunal, Fernando Grande-Marlaska.

Os oito militantes independentistas foram acusados de pertencer ao Ekin, tendo sido detidos no âmbito de uma operação levada a cabo pela Guarda Civil, sempre com a colaboração da Ertzaintza e uma cobertura mediática in situ. Para efectuar as detenções, o Ministério do Interior espanhol utilizou 300 guardas civis.
Os detidos, que estiveram incomunicáveis em sede policial, denunciaram ter sido submetidos a torturas brutais. / Fonte: naiz.info / Ver: Berria [Ongi etorri, Aniaitz, Egoitz, Eneko, Erika, Joxe, Roxika, Ugaitz eta Urko!]

Recepção a Gorka Mayo, ontem, em Barañain

Ongi etorri! / Fonte: ateakireki.com

Em Arrasate, pediu-se a liberdade do preso político Josu Uribetxeberria
O movimento Herrira pediu a liberdade do preso político Josu Uribetxeberria, numa manifestação que ontem se realizou na sua terra natal - Arrasate (Gipuzkoa). Recorde-se que Uribetxeberria têm um nódulo num pulmão e que o seu estado de saúde piorou nas últimas semanas, de tal forma que teve de ser levado por funcionários da prisão para o hospital de León (Espanha).

No texto lido na manifestação, o Herrira disse que o preso basco «é um exemplo claro da política prisional espanhola», porque «manter na prisão uma pessoa com uma doença assim tão grave é uma decisão sem qualquer humanidade», que «vai contra todos os direitos humanos».
O representante do Herria também abordou a questão dos catorze presos políticos com doenças graves, sublinhando como «o Governo espanhol os está a tratar de forma especialmente cruel». (Notícia completa: Gara)

Concentração frente à sede do PP em Iruñea
Na segunda-feira passada, como acontece sempre neste dia da semana, realizou-se uma concentração frente à sede do PP em Iruñea, na qual participaram 76 pessoas, para reivindicar o direito dos presos a viver em Euskal Herria. Foram estes os lemas: «En la cárcel por su actividad política - Etxean nahi ditugu» / «La dispersión mata - Euskal Presoak Euskal Herrira» (lahaine.org)

Concentração em Gernika
Também na segunda-feira, 51 pessoas concentraram-se em Gernika (Bizkaia) para protestar contra a extradição de Eneko Goieaskoetxea. (Gara)

Brinde nas festas de Gares
No âmbito das festas de Gares (Nafarroa), ontem houve um brinde popular às presas e aos presos políticos, apesar de a associação de extrema-direita Dignidad y Justicia o ter tentado proibir, apresentando uma queixa na AN espanhola. Também pelos presos, na sexta-feira, às 21h00, haverá uma concentração na praça, sob o lema «Jaietan ere euskal presoak gogoan». (Gara)