segunda-feira, 23 de julho de 2012

Pedem que Donostia apoie a queixa contra os crimes do franquismo

A Associação de Vítimas do Genocídio Franquista quer que seja debatida uma moção sobre a questão

Donostia * E.H.
A Associação de Vítimas do Genocídio Franquista, que trabalha pela defesa da memória histórica, vai pedir ao Município que debata em sessão de câmara uma moção na qual Donostia expresse o seu apoio à queixa apresentada na Argentina contra os crimes do franquismo.

Vários membros da associação disseram ontem que se vão reunir com os grupos políticos da Câmara donostiarra para que levem à sessão plenária a referida moção, com a qual Donostia expressaria também a sua condenação da sublevação de Franco e do seu regime ditatorial. A moção denuncia ainda a «injustiça» da Lei da Amnistia de 1977, «que consagrou a impunidade dos franquistas».

Assim, aquilo que os representantes da associação querem é que a Câmara donostiarra, através da aprovação deste texto, mostre o seu apoio ao processo instaurado na Argentina, pelo crime de genocídio, aos responsáveis da violação dos direitos humanos durante o franquismo.

Memória e reparação
O grupo de Vítimas do Genocídio constituiu-se em 2009 e tem como objectivos a defesa dos direitos das vítimas da rebelião de 1936 e a exigência do seu pleno reconhecimento, assim como medidas de reparação e garantias de não repetição.

Neste sentido, trabalham para tentar preservar a memória histórica e promovem a constituição de uma comissão da verdade em Euskal Herria que investigue o que se passou e identifique as vítimas do levantamento fascista e do regime ditatorial que se seguiu. / Fonte: SareAntifaxista via lahaine.org