terça-feira, 24 de julho de 2012

Guerra de 36: Buñuel relembra os fuzilamentos de 1936

Habitantes de Buñuel (Nafarroa) e das localidades vizinhas renderam uma homenagem sentida e simples às vítimas do franquismo. Em particular, ao autarca da terra, Alfonso Marquina, e ao secretário, Martín Domingo, que foram executados pela Guarda Civil no saguão da Câmara Municipal.

Activistas que defendem a memória histórica colocaram duas silhuetas nesse espaço em lembrança das duas pessoas ali assassinadas há 76 anos.

As matanças de Buñuel começaram no dia 21 de Julho de 1936, com um morto; continuaram a 23 (autarca e secretário); prosseguiram dois dias depois (mais quatro executados) e ainda no dia 30, com mais uma execução. Agosto foi ainda mais cruento: seis vítimas no dia 3, outra no dia 5, uma a 9, três a 10, uma a 12, uma a 15, seis a 18, até que, no dia 26, se deu a maior mortandade, com 16 pessoas a serem executadas pelos seus próprios vizinhos. / Fonte: lau haizetara gogoan via Sanduzelai Leningrado

Guerra de 36: a série Gernika bajo las bombas estreia-se no 60.º Festival de Donostia
Donostia * E.H.
A mini-série de ficção para televisão Gernika bajo las bombas vai estrear-se no 60.º Festival de Donostia, que decorre entre 21 e 29 de Setembro na capital guipuscoana. A produção conta com uma vasta equipa de profissionais, que inclui 60 técnicos, 43 actores e mais de 700 figurantes.
Donostia, Hernani, Oñati, Oiartzun (Gipuzkoa, EH) e Burgos (Castela) foram os locais escolhidos para a rodagem. Os interiores foram filmados no Miramar Jauregia, em Donostia, o Palácio Aiete e a Villa Soroa. / Fonte: SareAntifaxista