sexta-feira, 13 de julho de 2012

Quatro pessoas foram julgadas em Bilbo por pedirem justiça para Cabacas

Foram hoje julgados no Tribunal de Bilbo quatro jovens que reclamaram justiça e a demissão do conselheiro Rodolfo Ares no Congresso Memória e Convivência, organizado pelo Governo de Gasteiz em Maio último.

Antes de a sessão começar, a iniciativa popular Iñigo Cabacas e membros do movimento popular de Bilbo realizaram uma concentração frente ao tribunal. Aitziber Ibaibarriaga, vereadora do Bildu na CM de Bilbo, também fez questão de comparecer, expressando-lhes a sua solidariedade.

Os arguidos afirmaram que foram julgados por levarem T-shirts em que se pedia justiça, enquanto os responsáveis pela morte de Cabacas continuam na sombra. Deixaram bem claro, no entanto, que vão continuar a pedir justiça, e fizeram um apelo à sociedade para que se mobilize e faça o mesmo.

O advogado dos jovens, Iñaki Carro, considerou «surrealista» a acusação de desordem pública por, num congresso, se vestir uma T-shirt em que se via a cara de Iñigo Cabacas e por se reclamar justiça. Em seu entender, nesta acção de protesto não se verificou a prática de qualquer delito, e espera que a acusação não solicite nenhuma pena.

A vereadora do Bildu Aitziber Ibaibarriaga denunciou o facto de, ao cabo de três meses, ainda não serem conhecidos os responsáveis pela morte de Iñigo Cabacas. Para além disso, a eleita independentista considerou bastante grave que Ares tenha tentado comprar com dinheiro o silêncio da família, bem como os insultos lançados contra a família e contra a advogada (Jone Goirizelaia). Como tal, o Bildu voltou a pedir a demissão do conselheiro do Interior. / Notícia completa: BilboBranka