domingo, 22 de julho de 2012

Periko Solabarria, homenageado pela Câmara Municipal de Barakaldo

Pese embora as mais que evidentes divergências políticas entre a actual liderança municipal barakaldotarra (PSOE) e Periko Solabarria, militante operário e membro histórico da Ezker Abertzalea, o Município de Barakaldo (Bizkaia) tributou-lhe o merecido reconhecimento pela sua longa vida dedicada aos outros e às causas mais honestas e justas.

A homenagem enquadra-se no reconhecimento que o Município, por ocasião das festas desta localidade de Ezkerraldea, presta a diversos colectivos e pessoas que, enquanto barakaldeses, deram um contributo positivo para a sociedade.

Periko foi sacerdote, tendo abandonado a Igreja para trabalhar como operário e, nessa condição, melhor conhecer os problemas da classe trabalhadora. Envolveu-se posteriormente na política; primeiro, na Euskadiko Ezkerra; depois, fazendo parte das primeiras mesas nacionais do recém-criado Herri Batasuna, que representou também como vereador em várias legislaturas.

Hoje, com 84 anos, está presente todas as segundas-feiras nas concentrações em defesa dos presos bascos, milita no colectivo Berri-Otxoak, que, como se sabe, está na linha da frente da defesa dos mais desprotegidos e contra a exclusão social. Periko não falta a nenhuma manifestação associada a estas causas, seja de carácter nacional, no herrialde ou em Barakaldo.

Na homenagem, Solabarria mostrou um cartaz contra os cortes sociais que o governo de direita do PP está a impor e, durante a sua intervenção, defendeu uma sociedade mais justa e socialista, manifestando a sua oposição ao financiamento da banca.

Periko é uma referência para a luta dos trabalhadores não apenas de Barakaldo, mas de toda Euskal Herria. E não deixa de ser significativo que a Câmara Municipal de Barakaldo, liderada pelo PSOE, tenha reconhecido o seu valor e grandeza como pessoa. / Fonte: boltxe.info