terça-feira, 10 de julho de 2012

Sanferminak: A Polícia espanhola já prendeu três pessoas na sequência dos incidentes do Riau-riau

A Delegação do Governo espanhol em Nafarroa informou que hoje ao meio-dia tinha sido detido o iruindarra J.C.R., que é acusado de desordem pública pelos incidentes ocorridos no Riau-riau de dia 6 de Julho na Udaletxe plaza, na capital de Euskal Herria.

Trata-se da terceira detenção relacionada com o Riau-riau. No sábado, foi detido Mikel Auza, ontem posto em liberdade, depois de depor perante um juiz e de ser acusado de atentado a agente da autoridade e de desordem pública. Ontem, por volta das 20h00, foi preso no bairro da Txantrea Orlando Artieda, que também é acusado de desordem pública.
A Câmara Municipal, acusação particular
Num comunicado, a Câmara Municipal de Iruñea fez saber que se apresentará como acusação particular no julgamento de Mikel Auza.
Concentração
Em protesto contra as detenções de Artieda e de Auza, cerca de 200 pessoas participaram ontem numa concentração espontânea na Udaletxe plaza. Também se pediu o fim dos ataques aos movimento popular e a demissão do autarca de Iruñea, Enrique Maya. / Fonte: naiz.info e Gara / Notícia actualizada: Gara

Momento da detenção de Orlando Artieda e concentração de protesto em Iruñea
Hoje, nova concentração, na Praça do Município. Fonte: ateakireki.com

Ver ainda: «Há mais sanfermines: em Azpilikueta, pequena aldeia de Baztan», de Benjamin DUINAT (Lejpb)
As festas de San Fermin não são um exclusivo de Iruñea. Se as de Lesaka (Bortziriak, Nafarroa) são bem conhecidas, já as de Azpilikueta, pequena aldeia encantadora nos contrafortes do Baztan, o são menos. O txupinazo também lá teve lugar na sexta-feira passada.