segunda-feira, 16 de julho de 2012

Sanferminak: O Bildu responde com veemência às graves acusações lançadas pela UPN contra Maiorga Ramírez

O Bildu veio a público responder às graves acusações lançadas pela UPN contra Maiorga Ramírez na sequência de uma fotografia publicada por La Razón e anexada a uma nota enviada pela partido da direita navarra, na qual acusava o deputado do Bildu de «participar num acto de violência, menosprezo e agressão» contra a Vereação municipal durante a procissão de San Fermin, no passado dia 7.

A coligação esclareceu que a imagem diz respeito ao momento posterior à saudação de Ramírez aos vereadores do Bildu, um facto que «a Vereação pôde constatar» e que «ninguém viu senão como uma saudação até à publicação desta falsa notícia».

«É absolutamente falso que Maiorga Ramírez tenha proferido insultos ou ameaças à Vereação municipal de Iruñea, como puderam ver todas as pessoas que nesse momento se encontravam à sua volta, incluindo a própria Vereação municipal», sublinha o Bildu num comunicado.

Depois de criticar a «interpretação forçada» que o La Razón, «provavelmente induzido pela UPN», está a fazer da fotografia, o Bildu Nafarroa quis deixar claro que «acusações falsas e mal-intencionadas como estas não vão fazer mudar a política da coligação em defesa das classes mais desfavorecidas e contra as medidas que tanto o PP como a UPN estão a tomar», tendo afirmado ainda que atitudes como as da UPN «apenas servem para gerar crispação na sociedade através da mentira».

A coligação abertzale considera que «as grosseiras mentiras e manipulações da UPN sobre Maiorga Ramírez são uma tentativa de criar uma cortina de fumo perante o fracasso das suas políticas e a sua submissão aos cortes dramáticos do PP em Madrid».

Para terminar, afirma que «a única demissão exigível» é a do responsável pela nota que a UPN publicou, «baseada conscientemente na manipulação efectuada». / Fonte: naiz.info [Foto via naiz.info]

Notícia relacionada: «A UPN acusa Maiorga Ramírez de "participar num acto de violência e agressão" contra a Vereação» (naiz.info)

Ver também: «A UPN cai no ridículo ao pedir a demissão de Maiorga Ramírez por causa de uma mentira de La Razón» (ateakireki.com)
De acordo com o portal ateakireki.com, o periódico La Razón manipula uma crónica publicada em El Informador. «Se no original», dizem, «Maiorga Ramírez se limitava a saudar o seu companheiro Peio Martinez de Eulate, já o La Razón copiou as fotos e transformou o apoio a Eulate em ameaças e agressões à Vereação».
Depois, a UPN aproveita-se e dá eco ao assunto na imprensa navarra de direita, pedindo a demissão de Ramírez. / Ler artigo original em El Informador.

Em liberdade os quatro detidos no «encierro de la villavesa»
O juiz do Tribunal de Instrução número 1 de Iruñea deixou seguir em liberdade, esta segunda-feira, os quatro detidos nos incidentes ocorridos ontem no «encierro de la villavesa». De acordo com a informação divulgada pelo Tribunal Superior de Justiça de Nafarroa, são todos acusados de crime contra a ordem pública, um deles com a agravante de atentado contra agente a autoridade. (ateakireki.com / Ver: ateakireki.com)

Crónica: «A Polícia encerra os Sanfermines outra vez com balas de borracha contra "gaupaseros"», de Ramón SOLA (Gara)
A ordem e a lei voltam a imperar em Iruñea. A Polícia espanhola fechou o parêntesis sanfermineiro com a quarta carga consecutiva contra o «encierro de la villavesa», a última descarga festiva delirante, que ontem chegou ao surrealismo absoluto com a acção policial. E houve balas de borracha, pese embora o acordo do Parlamento após a morte de Iñigo Cabacas.