sábado, 21 de julho de 2012

Milhares de pessoas nas ruas de Bilbo contra as medidas do PP

Milhares de pessoas participaram hoje, em Bilbo, na manifestação convocada pelo EH Bildu contra os cortes aplicados pelo Governo do PP. A manifestação partiu do Sagrado Coração e teve como lema «Murrizketarik ez! Burujabetza ekonomikoa / No a los recortes, soberanía económica».

Antes do início da mobilização, a candidata a lehendakari pelo EH Bildu, Laura Mintegi, disse que é «absolutamente imprescindível» que os cidadãos dêem uma resposta conjunta às políticas que o PP está a pôr em prática. Fez um apelo às instituições públicas de Hego Euskal Herria [País Basco Sul] para que intervenham contra os cortes e criem «uma política de país».

Durante a marcha, muita gente aproximou-se de Mintegi para mostrar apoio à candidata a lehendakari.

Pernando Barrena e Asun Garaialde tomaram a palavra no final da manifestação. Barrena disse que instituições, agentes sociais, sindicatos, partidos políticos e cidadãos «podem e devem agir para mudar a situação». Para tal, insistiu na ideia do «trabalho conjunto». «Temos de fazer frente a esta situação como povo», disse.

Também reclamou «soberania» para construir uma alternativa socioeconómica «credível, eficaz e popular», face a um «capitalismo injusto e fracassado».

Garaialde, por seu lado, afirmou que o Governo do PP, «com a cumplicidade do PNV, PSOE e UPN», se «ajoelhou» perante os interesses da banca. Afirmou que o verdadeiro objectivo dos cortes é «o desmantelamento do estado de bem-estar e dos direitos dos trabalhadores».

Disse ainda que «aquilo a que eles chamam resgate ou ajuda financeira, nós chamamos fraude, roubo e saque».

Disse também que não são os cidadãos os responsáveis pela crise, pois não foram eles que andaram «a especular no negócio imobiliário ou na Bolsa, nem sabem o que são os paraísos fiscais».

Fizeram um apelo à participação na Greve Geral de 26 de Setembro convocada pela maioria dos sindicatos bascos e múltiplos colectivos sociais. / Fonte: naiz.info / Ver: Berria

Fotos: Murrizketen aurrean (BilboBranka) / Vídeo: Manifestação em Bilbo (naiz.info)