
Numa nota publicada na sua página de Internet, a Bilboko Konpartsak afirma que «Sua Alteza Municipal (SAM) Don Iñaki Azkuna proibiu a realização do Konpartsero Eguna no passeio do Arenal, como temos vindo a fazer há 20 anos».
As comparsas acham que o autarca «ficou desorientado por terem gozado publicamente com a sua candidatura a Melhor Autarca do Mundo, pedindo uma estátua equestre para Sua Alteza Municipal e a mudança do topónimo Bilbau para "Azkunópolis"».
Também dizem não entender «por que razão têm de estar sempre a aguentar as agressões e o desdém da Câmara Municipal» quando a Bilboko Konpartsak «é uma entidade que trabalha desde 1978 por e para Bilbau, pelas festas populares, a cultura, a gastronomia, o euskara, os valores de cidadania...».
«Não vamos obedecer»

Na sua opinião, «o problema» é que «tudo aquilo que soa a participação dos cidadãos e a auto-organização deixa Iñaki Azkuna mal do fígado», daí que «tenha tirado da cartola o decreto relativo à utilização do espaço público que arrebata a rua aos cidadãos, como se fosse uma propriedade privada de SAM e dos seus».
Perante tudo isto, as comparsas afirmam que «não vão obedecer» a Azkuna. Recordam que o Konpartsero Eguna se realiza há 20 anos no mesmo sítio, «sem que jamais tenha havido qualquer problema, fazendo a festa para todos e para todas».