sexta-feira, 13 de julho de 2012

Mobilizações no País Basco Sul contra as agressões e os cortes do governo espanhol

Múltiplas organizações populares e sindicatos deram uma conferência de imprensa em Bilbo, na qual convocaram mobilizações para protestar, em Hego Euskal Herria, contra as medidas agora tomadas pelo Governo espanhol, que constituem a maior agressão da história aos interesses populares e das classes trabalhadoras.

Assim, foram convocadas concentrações de protesto para o dia 17 de Julho, às 11h00, frente às sedes do Lanbide e do Servicio Navarro de Empleo. No dia 18 de Julho haverá concentrações ruidosas às 19h00 nas comarcas de todo o País Basco Sul.

Para os movimentos sindicais e sociais convocantes, estas políticas vão implicar «o empobrecimento generalizado» da população e «agravam» a recessão, para além de aumentarem o desemprego através dos cortes na protecção social, e «levando a que cada vez mais gente tenha problemas para chegar ao fim do mês».

«Aumentar o IVA, diminuir as ajudas sociais ou os salários no sector público são políticas injustas que fazem que a crise seja paga por quem não tem responsabilidade na mesma», criticaram.

Segundo afirmaram, a política de cortes que o PP leva a cabo baseia-se «na manipulação e na mentira». Criticaram o Governo espanhol porque «anda há semanas a esconder as suas verdadeiras intenções, a lançar sondas meteorológicas e sem dizer a verdade sobre o que estava a negociar em Bruxelas».

Neste sentido, referiram que o objectivo de Mariano Rajoy foi o de «preparar» as pessoas no sentido «de aceitarem como inevitável esta espoliação», que descreveram como «uma enorme transferência de dinheiro para favorecer uma minoria da população». «É um saque, que conta com a conivência do poder político, económico e financeiro», acrescentaram.

O Boltxe Kolektiboa faz um apelo às pessoas no sentido de que adiram a todas estas iniciativas e participem nas mobilizações que os colectivos e sindicatos bascos vierem a convocar. / Fonte: boltxe.info / Ver: Berria