quinta-feira, 26 de julho de 2012

Três militantes independentistas vão ser libertados nas próximas horas

Depois de ontem terem sido libertados sob fiança oito militantes independentistas, detidos em Setembro de 2010, espera-se que nas próximas horas sejam libertados Patxi Arratibel (Etxarri), Iker Moreno (Burlata) e Miguel Angel Llamas, Pitu (Noain).

Arratibel, Moreno e Pitu foram detidos com mais sete pessoas no âmbito de operações levadas a cabo em Janeiro de 2011 pela Guarda Civil e pela Polícia espanhola em Hego Euskal Herria - contra o Ekin e a página apurtu.org, respectivamente.
A operação contra o Ekin, em que participou um grande número de agentes fortemente armados, centrou-se sobretudo em Iruñerria [Comarca de Pamplona] e foi decretada pelo juiz Fernando Grande-Marlaska. Os detidos afirmaram ter sido vítimas de torturas durante o período em que estiveram incomunicáveis. Gorka Mayo, detido no âmbito desta operação policial, ficou em liberdade na terça-feira passada.

Também no dia 18 de Janeiro de 2011 - uma semana depois de a ETA ter declarado o cessar-fogo «permanente, geral e verificável» - a Polícia espanhola deteve quatro pessoas ligadas ao órgão de comunicação apurtu.org, cujo encerramento foi decretado. Dos quatro detidos, só Miguel Angel Llamas, Pitu, se encontrava ainda na prisão. / Fonte: ateakireki.com / Ver também: Berria / Notícia actualizada: Gara

Porque fecharam a apurtu.org?

Fonte: ateakireki.com

A Etxerat afirma que o estado de saúde de Iosu Uribetxebarria é grave
Numa conferência de imprensa que hoje decorreu em Donostia, a Etxerat chamou a atenção para a gravidade do estado de saúde do preso político arrasateara Iosu Uribetxeberria. O seu médico, Endika Intxausti, disse que o preso foi levado há uma semana para o hospital de León (Espanha) e que ainda não recebeu um diagnóstico médico. Tem dois nódulos num pulmão e outro na cabeça. Os familiares conseguiram vê-lo duas vezes, mas apenas por meia hora.

Uribetxeberria tem cancro no rim desde 2005. Foi operado, tendo-lhe sido retirado o rim esquerdo. Em solidariedade com o preso e para denunciar a situação em que se encontra, foi convocada uma manifestação para amanhã em Arrasate (Gipuzkoa). / Fonte: Berria / Ver também: naiz.info

Ondarru! A AN espanhola absolveu cinco pessoas e condenou quatro
A Audiência Nacional espanhola absolveu e decretou a libertação imediata de Zunbeltz Bedialuneta e Igor Martin. Foram julgados este mês e, tal como eles, Jon Iñaki Esnaola, Xeber Uribe e Olatz Lema também foram absolvidos.
Já o mesmo não se passou com Ibon Iparragirre, Asier Badiola, Urtza Alkorta eta Javier Zubizarreta. Iparragirre e Badiola foram condenados a dez anos de prisão, acusados «integração em grupo terrorista» e de dois crimes de «danos terroristas». Alkorta foi condenada a cinco anos de prisão, acusada de «colaboração», e Zubizarreta foi condenado a três anos, acusado de «crime contra a saúde pública». Foram, ainda assim, absolvidos de várias outras acusações. Já passaram dois anos e meio na prisão.
Durante o julgamento, os arguidos afirmaram ter sido brutalmente torturados. Na sentença afirma-se que deviam ter sido aplicadas as medidas solicitadas pela defesa enquanto os detidos se encontravam incomunicáveis, «por forma a facilitar o controlo do período de incomunicação». / Oihana ELDUAIEN / Fonte: BERRIA / Fotos: Ongi etorri a Zunbeltz e Igor (EinDaigunBidi)

Adenda: a defesa de Urtza Alkorta, condenada a cinco anos e com metade da pena cumprida, divulgou hoje que interpôs um recurso com vista à sua libertação preventiva, esperando-se que possa estar cá fora já neste sábado ou, o mais tardar, no domingo (EinDaigunBidi)

Ver também: «Blusas e neskas homenageiam os familiares dos presos políticos em Gasteiz», de Ion SALGADO (Gara)