domingo, 15 de julho de 2012

O EH Bildu convoca uma manifestação contra os cortes

A mobilização realizar-se-á no próximo sábado, dia 21 de Julho, em Bilbo, com o lema «Murrizketarik ez! Burujabetza ekonomikoa! / No a los recortes, soberanía económica».

Numa conferência de imprensa que decorreu em Bilbo e na qual participaram Rebeka Ubera (Aralar), Unai Ziarreta (EA), Maribi Ugarteburu (esquerda abertzale) e Oskar Matute (Alternatiba), a coligação EH Bildu divulgou a convocatória da manifestação que irá percorrer as ruas da capital biscainha no próximo sábado.

Depois de afirmar que os últimos cortes anunciados pelo Governo espanhol constituem «o maior e mais grave ataque perpetrado pelo Governo espanhol contra Euskal Herria e os cidadãos bascos em matéria social e económica», o EH Bildu fez um apelo aos cidadãos para que respondam «através da mobilização».

Em seu entender, o Governo de Mariano Rajoy, «na senda de Zapatero», aprovou um conjunto de medidas de «enorme gravidade», que caminham para o modelo de Estado que a direita espanhola deseja, «desmantelando o estado de bem-estar e aprofundado o centralismo».

Sublinharam ainda que, na sequência das medidas tomadas pelo Governo espanhol, o Executivo da UPN está «a aplicar uma por uma todas as suas medidas, suplicando a Madrid que aumente o limite do défice umas décimas», e acusaram o Governo de Lakua de falar com base na sua «incapacidade».

O EH Bildu afirmou que PP, PSE, UPN e PNV procuram manter as mesmas políticas, pois o seu objectivo é «sustentar um sistema que foi feito à medida do capital e das finanças e à custa do cidadão». / Fonte: naiz.info / Ver: Berria

¿Quién se jode? Quem se lixa? Fonte: ezkerabertzalea.info