sexta-feira, 11 de setembro de 2015

2 milhões transformam Barcelona numa «via livre» para a independência

Cerca de dois milhões de pessoas participaram, esta tarde, em Barcelona, na «Via Lliure», a maior das mobilizações da Diada Nacional de Catalunya. A Avenida Meridiana transformou-se numa «via livre» para a independência da futura república.
Provenientes dos mais variados pontos dos Países Catalães, milhares e milhares de pessoas distribuíram-se pelos cinco quilómetros da Via Lliure.
Trata-se da quarta grande mobilização que entidades soberanistas promovem no âmbito da Diada, desde 2012. Ao final da tarde, milhares de pessoas participaram na manifestação convocada pelas organizações da Esquerra Independentista. (ver lahaine.org) / FOTOS: naiz

DE MANHÃ
Depois da Marcha das Tochas, ontem, hoje os actos oficiais da Diada arrancaram pelas 11h00 no Fossar de les Moreres, onde há 301 anos foram enterrados muitos dos que defenderam Barcelona durante o cerco borbónico. Na Carrer Ferran, a Esquerra Independentista homenageou o militante independentista e comunista catalão Gustau Muñoz, assassinado pela Polícia espanhola na Diada de 1978.

Seguiu-se a manifestação da organização juvenil da esquerda independentista Arran, sob o lema «Construim el futur: Independència total, poder popular!», que os Mossos d'Esquadra bloquearam durante meia hora. Um militante da Askapena, arguido no processo movido contra o internacionalismo basco, participou no acto político final, no Paseig del Born, e falou dos «julgamentos populares» que terão lugar contra o Estado imperialista espanhol. Por volta das 14h00, teve início a manifestação da organização Rescat a favor da libertação dos presos políticos catalães, em que participaram mais de mil pessoas. Na Plaza Sant Jaume, onde terminou a mobilização, reclamou-se a amnistia e o vallekano Alfon não foi esquecido.

Entrevistas
Ao longo do dia, o lahaine.org entrevistou Txutxi Ariznabarreta, porta-voz da rede Independentistak, Jordi Vilasarau, representante da ANC, René, militante da Izquierda Castellana, Grigori, membro da Rescat, Simón, militante da Endavant, Unai Vázquez, militante da Askapena, e Sabino Cuadra, da Amaiur. / Notícia e registos áudio: lahaine.org

Homenagem a Gustau Muñoz [ahotsa]
Leitura: «Declaración política – Once de septiembre (Països Catalans)», de Endavant (OSAN) (lahaine.org / BorrokaGaraiaDa)