quarta-feira, 16 de setembro de 2015

As Bardenas serão bombardeadas com fogo real durante 13 dias

Em menos de um mês, o Campo de Tiro das Bardenas será bombardeado durante 13 dias com fogo real, no âmbito de exercícios militares que o Ministério espanhol da Defesa não anunciou. A primeira das três fases destes exercícios teve início na segunda-feira, 14, e prolongava-se até hoje, 16. Depois, seguir-se-ão, também ali, as manobras da NATO conhecidas como Trident Juncture 2015.

A Comunidade das Bardenas emitiu um comunicado em que anuncia a proibição do acesso a uma boa parte da estrada que circunda a zona militar no parque natural durante três períodos: de 14 a 16 de Setembro; de 28 de Setembro a 2 de Outubro; e de 5 a 9 de Outubro. De acordo com o Diario de Noticias, é a primeira vez que a via circundante está cortada durante tanto tempo. O mesmo periódico acrescenta que estes exercícios coincidem no tempo com a intenção de alguns países, como a França e o Reino Unido, de participar, com acções aéreas e bombardeamentos, na guerra da Síria, na sequência da «crise dos refugiados».

Recorde-se que, nos últimos exercícios militares levados a cabo nas Bardenas, uma bomba explodiu fora do perímetro de segurança e que, em Julho, um turista catalão foi atingido por uma bala disparada por um helicóptero, também fora da zona de segurança. / Ver: argia e Diario de Noticias