quinta-feira, 24 de setembro de 2015

LAB acusa Deputação de Gipuzkoa de política social de retrocesso

Numa nota, o sindicato LAB informa que a Deputação Foral de Gipuzkoa pretende diminuir o número de vagas em centros residenciais e de dia – «deixando-o muito abaixo do que fora entendido como necessário para cobrir as necessidades dos idosos e com deficiência». Revela ainda o sindicato que a Deputação questionou a continuidade do Rendimento Social de Inserção, ao mesmo tempo que «anuncia a construção da incineradora e se propõe avançar com uma contra-reforma fiscal, em benefício de quem mais meios económicos tem em Gipuzkoa».

Numa altura em que «aumenta o número de pessoas dependentes e com necessidades de apoio», e sabendo-se que «existe uma importante bolsa de pobreza em Gipuzkoa», o melhor que a deputada dos Serviços Sociais sabe fazer é recorrer à «linguagem dos cortes», critica o LAB, para quem «são bem claros os interesses e preocupações do PNV». O tão badalado «compromisso com as pessoas» não passa de um reclamo publicitário – acusa o sindicato –, com o qual se esconde «as vergonhas das suas políticas»: aumento da desigualdade, desvio da despesa pública e social para os bolsos de privados, redução dos direitos sociais, precarização das ajudas sociais.

Para o LAB, o panorama anunciado em Gipuzkoa é de «retrocesso social», e terá consequências no carácter público dos serviços prestados, na justiça social, na igualdade. Considerando que não pode haver uma redução em serviços que são essenciais à coesão social e ao bem-estar das populações, o LAB apela a sindicatos e associações que travem estas políticas. / Ver: LAB