segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Manifestação contra o isolamento de Jon Enparantza

A mobilização, agendada para dia 12, visa denunciar a situação de completo isolamento a que é submetido o advogado e preso político basco na cadeia de Segóvia, a 408 km de Euskal Herria. A mesma política de vingança é aplicada a Arantza Zulueta, também advogada. A manifestação parte às 13h30 da Gaskuina plaza e irá percorrer o bairro donostiarra de Antiguo.

Hoje, familiares e amigos de Jon Enparantza denunciaram, em conferência de imprensa, o regime prisional de «completo isolamento» a que o advogado antiguotarra é submetido e anunciaram que vão avançar com acções judiciais colectivas. Para o próximo sábado agendaram a manifestação referida, sob o lema «Isolamenduari stop. Presoak etxera», finda a qual procederão à recolha de assinaturas para apresentar num tribunal de Donostia.

Enparantza e Zulueta foram detidos a 8 de Janeiro de 2014, no âmbito de uma operação contra o grupo de interlocução do Colectivo de Presos Políticos Bascos (EPPK, na sigla em euskara), e encontram-se em prisão preventiva. Actualmente na cadeia de Segóvia, Enparantza passa 20 horas por dia numa cela individual, tem direito a duas saídas de duas horas, sozinho, para um pequeno pátio, e a uma visita semanal de 40 minutos num horário diferente do dos restantes reclusos. / Ver: naiz

REGATA A FAVOR DOS PERSEGUIDOS POLÍTICOS
Realiza-se dia 11, às 15h00, uma regata [estropada] a favor dos presos, dos refugiados e dos deportados políticos bascos em Bermeo (Bizkaia), sob o lema «Boga boga amnistia lortu arte!» [Rema, rema, até alcançar a amnistia].

A iniciativa parte do Movimento pró-Amnistia e contra a Repressão. / Ver: amnistiaskatasuna