quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Centenas de trabalhadores denunciaram precariedade laboral à entrada da VW Navarra

Centenas de trabalhadores e delegados sindicais participaram, hoje, numa concentração contra a precariedade laboral e em defesa da segurança no trabalho, à entrada das instalações da Volkswagen Navarra na zona industrial de Landaben (Iruñea). A mobilização ocorreu no final de uma paralisação de 24 horas convocada pela Comissão de Trabalhadores (CT) em protesto pela morte de um trabalhador da empresa TEX, subcontratada pela multinacional.

A mobilização foi convocada pela CT com o lema «Lan esparruan heriotz gehiagorik ez» / «No más muertes en el ambito laboral», depois de, no dia 31 de Agosto, um trabalhador de 34 anos, subcontratado, ter perdido a vida, ao ser atropelado por um empilhador nas instalações da multinacional. Para protestar contra o acidente mortal e denunciar a precariedade laboral, também houve concentrações de trabalhadores junto a empresas fornecedoras da Volkswagen Navarra, como a Schnelecke e a Faurecia.

Numa nota, o sindicato LAB afirma que «as subcontratações são uma das caras da precarização das condições de trabalho», impedindo os trabalhadores de exigir medidas de segurança «por medo de perderem o seu posto de trabalho». «Não é por acaso que esta componente está presente numa percentagem muito alta das mortes em acidentes laborais ocorridas em 2015 em Euskal Herria», sublinha o sindicato, acrescentando que a Volkswagen Navarra é um exemplo a este nível: «obtém lucros multimilionários e aposta na subcontratação de forma generalizada (8000 trabalhadores subcontratados)».

Concentração frente à VW Navarra[A partir do minuto 1:35 a jornalista fala com o Podemos]. / Ver: ahotsa.info