sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Iruñea mudará o nome à praça que honra o fascista Conde de Rodezno

O presidente da Câmara de Iruñea, Joseba Asiron (EH Bildu), revelou hoje, em conferência de imprensa, que o município irá mudar o nome à Praça Conde de Rodezno, que honra o ministro franquista que decretou 50 mil fuzilamentos. Será rebaptizada com o nome de Serapio Esparza, arquitecto que desenhou o II Ensanche da cidade.

Há muito que diversas associações antifascistas e de defesa da memória histórica reclamavam a alteração do nome da praça, mas sem que a UPN cedesse. Em 2009, a Câmara foi levada a tribunal, mas, para evitar alterar o nome, a autarca de então, Yolanda Barcina, recorreu à farsa de que a praça era dedicada ao título nobiliárquico e não à personagem histórica, Tomás Domínguez Arévalo.

Hoje, também se ficou a saber que o município iruindarra vai alterar a designação da Rua Hermanos Imaz, uma vez que estes foram destacados militares franquistas. No que respeita ao Monumento aos Caídos, sito na praça referida, Asiron disse que ainda se está a discutir o que fazer com ele, mas adiantou que a Câmara irá entrar em contacto com as famílias daqueles cujas tumbas estão na cripta, para que possam ir buscar os restos mortais. Um deles é o destacado fascista general Mola, cujo panteão se encontra sob o Monumento aos Caídos.

A Câmara Municipal de Iruñea irá ainda homenagear, num espaço do bairro de Lezkairu, Maravillas Lamberto, jovem de Larraga (Nafarroa) que foi violada e assassinada após o golpe de Estado. / Ver: naiz / Ver também: Berria