terça-feira, 8 de setembro de 2015

Mobilizações de apoio aos solidários com o Kukutza, à beira do julgamento

Dezanove pessoas que se encontravam no bairro bilbaíno de Errekalde no momento da demolição do edifício que albergava o Kukutza III serão julgadas, dias 14 e 16, «por terem expressado apoio» a esse projecto cultural de autogestão juvenil. O Ministério Público acusa-as de «desordens públicas» e solicita penas entre os 18 e os 30 meses de cadeia para cada uma, mais oito meses de prisão para dois que são acusados de «resistência». O Grupo Solidário com o Kukutza agendou uma manifestação para o próximo sábado, 12, e duas concentrações.

Recorde-se que estas mobilizações se integram na campanha, anunciada em Julho, «Kukutza defendatzeagatik zigorrik ez» [Não às punições por defender o Kukutza], no âmbito da qual muitas dezenas de pessoas participaram numa concentração frente à Câmara Municipal de Bilbo, a 26 de Agosto, para apoiar os jovens que a justiça quer punir por terem defendido o Kukutza III Gaztetxea no dia da sua demolição, há quase quatro anos.

Os organizadores pretendem que a manifestação de sábado, que parte às 18h00 do Jesusen Bihotza [Sagrado Coração], seja «uma grande mobilização solidária com quem se solidarizou». Tendo como lema «Egon ginen eta egongo gara. Kukutza defendatzeagatik zigorrik ez» [Estivemos e estaremos. Não às punições por defender o Kukutza], a acção de protesto será animada musicalmente, contando com a colaboração dos Zea Mays e do Akerjenbe Sound Sistema, entre outros.

Concentrações
Além da manifestação, o Kukutzarekin elkartasun taldea agendou duas concentrações para os dias em que decorre o julgamento, às 9h15, frente ao tribunal. / Ver: uriola.eus / Ver tb.: aseh e aseh