quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Nova operação contra militantes bascos, agora em Baigorri

Numa operação conjunta das forças de ocupação espanholas e francesas, foram ontem detidos, em Baigorri (Nafarroa Beherea), Iratxe Sorzabal e David Pla, juntamente com Pantxo Flores e Ramon Sagarzazu Gaztelumendi. De acordo com o naiz, Pla e Sorzabal são membros da direcção da organização armada e tiveram «altas responsabilidades na decisão da ETA de deixar a luta armada e na sua implementação posterior». Ao ministro espanhol do Interior, só lhe faltou ver rolar cabeças nos altares da Macarena para enfatizar mais o «descabeçamento» que anunciou – nada original naquele Ministério.

A operação, levada a cabo por forças especiais da Polícia francesa em colaboração com a Guarda Civil, teve início ao meio-dia, numa casa rural localizada junto à estrada entre Baigorri e Banka, no território basco de Nafarroa Beherea (Baixa Navarra). Ao longo do dia foram feitas buscas na casa, com os detidos presentes. Foram dali retirados era já noite e levados para uma esquadra em Baiona.

Mais de uma centena de pessoas apareceu na casa rural para expressar o seu apoio aos detidos. Por volta das 22h00, a Polícia tentou dispersá-los para abrir passagem às viaturas policiais que iam levar os presos; registaram-se momentos de tensão, sobretudo depois de os polícias carregarem e lançarem gases contra as pessoas.

Nem negociação nem desarmamento
Não sendo uma novidade o facto de o Governo espanhol atacar «uma resolução ordenada do conflito», o naiz releva o significado político da operação, uma vez que Sorzabal e Pla tiveram «altas responsabilidades na decisão da ETA de deixar a luta armada e na sua implementação posterior». O Governo espanhol voltou a vangloriar-se da sua recusa às negociações.

A operação foi ainda usada por Madrid para favorecer as suas relações com Paris, na sequência dos receios provocados pelo zunzum relativo às reuniões sobre a situação dos presos políticos bascos. Até o primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, veio a público, em Reus, «agradecer à Guarda Civil e ao Governo francês».

Mobilizações
Para além de Baigorri, houve mobilizações de protesto nas localidades de onde são naturais os detidos, como Irun e Oiartzun (Gipuzkoa). Hoje, em Donostia, o EH Bildu e o EH Bai anunciaram uma manifestação para dia 3 de Outubro, na capital guipuscoana, com o lema «Bakea, erabakia» [paz, decisão]. / Ver: naiz e Berria

Ver tb: «Una de las detenidas este martes en Baigorri habia sido torturada en 2001 por la policía española» (Resumen)

Leitura:
«Domuit Vascones», de Borroka Garaia (BorrokaGaraiaDa)
No ha habido un solo ministro de interior que no haya cantado victoria y lo cierto es que todos los ministros de interior han pasado a la historia y nunca se llevaron el gato al agua. Llevan literalmente decenas de miles de detenciones en las cuatro últimas décadas, supuestamente más supuestas cúpulas detenidas que las que tiene el Vaticano y más máximos dirigentes que si esto fuera México no existiría sub-comandante Marcos ya que todo el mundo sería comandante. Aunque también depende de cómo sople el viento, un día todo es ETA, al otro día nada. Ser asesor del ministro de interior es lo que tiene. Nunca dijo Goebbels que esto iba a ser fácil.