quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Novas detenções por «enaltecimento», agora em Gasteiz e Donostia

A Polícia espanhola prendeu hoje seis pessoas em Gasteiz e uma em Donostia, por alegada prática de «enaltecimento do terrorismo» nas festas da Virgem Branca, em 2014 e 2015, informa o topatu.info, referindo-se à cantilena do Ministério. Ao fim da tarde, todos os jovens, que tinham sido levados para a esquadra de Betoño, em Gasteiz, foram libertados.

Na capital alavesa foram detidos Lierni Arakama, Iñaki Ezeiza, Ekain Gartzia, Iosu Etxeberria, Iñaki Muñoz e Arlantz Pérez de Nanclares, e na guipuscoana foi preso o aguraindarra Aritz Armendariz, quando ia para as aulas. São acusados pelos fachos espanhóis de terem exibido na sua indumentária «símbolos da ETA».

A operação de hoje ocorre dois dias após a Guarda Civil ter detido quatro pessoas de Otxandio, na Bizkaia, por ordem do juiz Eloy Velasco, que as acusou de ter organizado um acto em memória de Luzia Urigoitia, Lutxi, militante assassinada pela Guardia Civil em 1987. Presentes a um juiz, foram libertados sob medidas restritivas.

Entretanto, hoje também se soube que Arturo Goldaracena (EH Bildu), presidente da Câmara de Tafalla (Nafarroa), foi intimado a depor, também acusado de «enaltecimento do terrorismo», por ter colocado uma bandeira contra a dispersão dos presos políticos na varanda da Câmara Municipal durante as festas da localidade. Em protesto contra as detenções, foram convocadas concentrações para hoje em Donostia (19h30, Boulevard) e Gasteiz (20h00, Praça da Virgem Branca). / Ver: topatu.info e lahaine.org

Comunicado:
«Gutxienez 7 atxilotu Gasteiz eta Donostian» (amnistia garrasia)
Faxistek euren ibilbide lotsagarri eta kriminala zuritu nahi duten garai hauetan inoiz baino garrantzitsuagoa bihurtzen da Herriak memoria historikoari heltzea, gauza bakoitzari bere izenez deitzea: faxistari faxista eta borrokalariari borrokalari.