terça-feira, 1 de setembro de 2015

A Ertzaintza prendeu Aitor Fernández e Aingeru Cardaño

A Ertzaintza prendeu hoje Aitor Fernández, em Bilbo, e Aingeru Cardaño, em Munitibar (Bizkaia), dois jovens biscainhos que há três semanas tinham anunciado publicamente que não iriam acatar a ordem de prisão decretada contra eles. Ambos foram condenados pela AN espanhola a três anos de cadeia no âmbito de um processo que diz respeito a factos ocorridos há 14 anos.

Na conferência de imprensa que deram a 19 de Agosto, sublinhou-se o facto de a repressão policial movida contra Fernández e Cardaño não ter fim e de a sentença do tribunal de excepção espanhol se basear em depoimentos obtidos pela Ertzaintza sob tortura. Depois de terem sido detidos, estiveram quatro dias incomunicáveis, nos quais, afirmaram, foram submetidos a diversas formas de tortura e maus-tratos.

Ambos foram acusados de participar em acções de kale borroka no bairro bilbaíno de Santutxu em 2001, refere o portal uriola.eus, acrescentando que o prazo para se apresentarem livremente na prisão terminou a 28 de Agosto último.

Para protestar contra as detenções, foram agendadas concentrações para hoje, às 20h00, no bairro de Indautxu, e amanhã, 2, à mesma hora, no bairro de Santutxu. O Movimento pró-Amnistia convocou uma manifestação para amanhã, às 19h00, a partir da Santiago plaza (Alde Zaharra). / Ver: uriola.eus e amnistiaaskatasuna / Ver: «Aitor Fernández e Aingeru Cardaño não acatam ordem de prisão» (aseh)