terça-feira, 22 de setembro de 2015

Absolvição de uma jovem de Altsasu põe em causa a Ertzaintza

Um ertzaina afirmava que a jovem o agredira durante o «herri harresia» (muro popular) de Donostia, em 2013, mas um vídeo desmontou a versão policial.

Edurnerekin bat! from hitzondobideoak on Vimeo.

Edurne Martínez, jovem de Altsasu (Nafarroa) julgada por ter participado no Aske Gunea, em Abril de 2013, foi absolvida, num julgamento em que o Ministério Público pedia que a condenassem a 15 meses de cadeia. A jovem disse e reafirmou: «Opúnhamo-nos de forma desobediente e resistíamos de forma passiva à injustiça que era encarcerar vários jovens pela sua militância política; os únicos violentos ali foram os polícias».

O agente 10.514 tentou que Edurne Martínez fosse condenada por «atentado à autoridade» e acusou-a de o ter pontapeado na rótula quando a retirava do «muro popular» montado em Donostia. Contudo, num vídeo, vê-se que o polícia chegou mais tarde e já a coxear ao local onde a jovem se encontrava – facto que a sentença absolutória descreve.

Tanto Edurne como o movimento de moradores que a apoiou ao longo deste tempo fizeram questão de sublinhar que se trata de «uma vitória popular contra repressão e, sobretudo, contra as montagens policiais», acrescentando que «as desmontaram e venceram com as únicas armas de que dispõem: a luta, a firmeza e a solidariedade». / Ver: ahotsa.info e aseh