segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Familiares de Aitzol Etxaburu, sem visita e levados para a esquadra

Numa nota, a Etxerat denunciou a atitude dos funcionários da prisão de Clairvaux (Estado francês), que impediram os tios do preso de Ondarroa (Bizkaia) de realizarem a visita que iam fazer no sábado, depois de terem viajado mais de mil quilómetros.

Os tios do preso político Aitzol Etxaburu ficaram sem a visita no sábado passado, na cadeia de Clairvaux, em França. Depois de entregarem os documentos de identificação solicitados, aproximavam-se do detector de metais quando um deles se apercebeu de que levava dinheiro num bolso e pediu a chave de um cacifo para o poder guardar. Segundo refere a associação Etxerat, os funcionários acusaram-no de querer entregar o dinheiro a Aitzol e, de imediato, levaram ambos os familiares para uma outra sala, onde, «insistindo na ridícula tese», os mantiveram retidos duas horas, até chegarem os gendarmes.

Os tios do ondarrutarra foram então conduzidos à esquadra mais próxima, onde lhes foi tirado o dinheiro, tiveram de prestar declarações e lhes tiraram as impressões digitais. Quando iam para a visita eram 8h40 da manhã; quando foram libertados eram 14h00. Regressaram a Euskal Herria com o dinheiro de volta – após grande insistência – e depois de lhes ter sido dito que seriam punidos com três meses sem visitas. A Etxerat denuncia toda a situação, pede explicações ao director da cadeia de Clairvaux e incentiva os demais cidadãos a interpelá-lo. / Ver: etxerat.eus e Berria

JEXUX MARI ZALAKAIN LIBERTADO
O preso político basco Jexux Mari Zalakain foi libertado ontem de manhã, depois de ter cumprido oito anos de pena. Foi condenado no âmbito do processo 18/98, na parte relativa ao diário Egin.

Ontem, à entrada da cadeia de Dueñas (Palência), tinha à sua espera, para além de familiares, amigos e colegas de trabalho na universidade, gente que foi condenada juntamente com ele: Pablo Gorostiaga, os irmãos Murga e José Luis Elkoro. À tarde, o natural de Tolosa (Gipuzkoa) voltou a sentir nova recepção calorosa no seu bairro, Santutxu (Bilbo). / Ver: uriola.eus