domingo, 20 de setembro de 2015

Manifestação em Laudio reivindicou símbolos de apoio aos presos e fim da dispersão

A manifestação que ontem se realizou na localidade alavesa já fora anunciada em Junho pela Etxerat e por diversos representantes políticos, depois de o delegado do Governo espanhol na CAB, Urkixo, ter apresentado uma queixa contra o município por manter no edifício da Câmara uma bandeirola contra a dispersão dos presos políticos bascos.

A marcha, que partiu pelas 19h30 da Herriko Plaza, tinha como lemas «Elkartasuna ez da delitua» [a solidariedade não é um crime], «Dispertsioarekin amaitu behar da» [é preciso acabar com a dispersão] e «Etxean nahi ditugu» [queremo-los em casa]. Em causa estava a própria Etxerat e as expressões de apoio aos presos políticos, que foram apoiadas e reivindicadas por muitas dezenas de pessoas nas ruas de Laudio.

A manifestação pôs termo a uma campanha iniciada em Junho, que contou com o apoio dos presidentes das câmaras de Aiara, Arrankudiaga-Zollo, Laudio (Araba) e Urduña (Bizkaia), tal como anunciado por Jon Ander Altube, do Município de Laudio, numa conferência de imprensa realizada dia 15. Nela, exigiu-se respeito pelos «direitos dos presos políticos», deixando claro que, para este município, o regresso a casa dos presos doentes e o fim da dispersão são questões fundamentais. / Ver: naiz e aiaraldea.eus