quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Recepção calorosa ao militante abertzale José Luis Elkoro

O povo de Bergara (Gipuzkoa) tributou, hoje, uma recepção e uma homenagem emocionante ao histórico dirigente da esquerda abertzale José Luis Elkoro, que, com 80 anos, foi ontem libertado.

Elkoro cumpriu oito anos de prisão, cinco dos quais com pulseira electrónica (por motivos de saúde), na sequência do encerramento do diário Egin pelos fascistas espanhóis, em 1998, e depois de o tribunal de excepção – AN espanhola – o ter condenado a 24 anos de cadeia, que em 2009 passariam a oito, no âmbito do processo 18/98. Jabier Salutregi, director do jornal referido, ainda está na prisão.

A libertação de Elkoro, prevista para hoje, ocorreu ontem à tarde, na sequência de uma chamada da cadeia de Martutene a requerer a sua presença no estabelecimento prisional, para que lhe fosse retirada a pulseira electrónica que trazia no tornozelo desde 2010. Hoje, ao meio-dia, a população de Bergara juntou-se na Munibe plaza para receber o antigo presidente da Câmara.

Por volta do meio-dia, Elkoro apareceu, no meio de um mar de gente e de ikurriñas, tendo agradecido aos presentes e expressado carinho e apoio aos que estão presos. Pediu também ao povo que se una, para que, entre todos, alcancem os seus projectos e sonhos. Depois, Xabier Amuriza dedicou-lhe bertsos, e foram muitos os que o quiseram saudar. / Ver: Berria, argia e naiz