quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Centenas manifestaram-se em Bilbo pela libertação de Fernández e Cardaño

Centenas de pessoas manifestaram-se na capital biscainha para repudiar as detenções e exigir a libertação de Aitor Fernández, Piol, e Aingeru Cardaño: anteontem no bairro de Indautxu e ontem nos de Santutxu e da Alde Zaharra.

Fernández e Cardaño foram presos pela Ertzaintza, no dia 1, para cumprirem uma pena de três anos de cadeia, depois de, há alguns meses, a AN espanhola os ter condenado por factos ocorridos há 14 anos. No dia 19 de Agosto, ambos afirmaram, em conferência de imprensa, que não acatavam a ordem de encarceramento recebida, denunciando que a sentença se baseava em depoimentos arrancados sob tortura, pela Polícia autonómica, nos quatro dias que estiveram incomunicáveis, em 2003.

Tanto na mobilização de Santutxu como na de Indautxu, convocadas pela Ezker Abertzalea e em que participaram mais de uma centena de pessoas, se exigiu a libertação dos jovens, clamando que «não é tempo de encher as prisões». Na manifestação convocada pelo Movimento pró-Amnistia, cerca de 120 pessoas percorreram as ruas da Alde Zaharra, exigindo a libertação dois jovens sob o lema «Piol eta Aingeru askatu! Amnistia osoa». / Ver: uriola.eus, SareAntifaxista e amnistiaaskatasuna