quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Concentração em Bilbo reafirma inviabilidade do TGV

Promovida pela plataforma AHT Gelditu! Elkarlana, realizou-se ontem, 22, na capital biscainha, uma concentração contra o TGV. A mobilização decorreu frente à delegação do Governo de Lakua, no dia em que a conselheira do Meio Ambiente deste Executivo, Ana Oregi, e os presidentes das Câmaras de Bilbo, Gasteiz e Donostia se reuniram em Madrid com a ministra espanhola do Fomento, Ana Pastor.

Numa nota, a AHT Gelditu! Elkarlana afirma que o TGV está concebido apenas para as deslocações entre as grandes capitais, deixando de lado as pequenas localidades, e lembra que as grandes cidades já possuem infra-estruturas e meios de transportes suficientes. A AHT Gelditu! sublinha ainda o facto de, pelo menos até 2030, o Y Basco não ter qualquer ligação ao Sul de França e de não se saber quando será feita a ligação a Burgos, pelo que esse «tão badalado Y» se torna «uma espécie de metro de luxo entre as grandes capitais bascas» – «um absurdo do ponto de vista económico e um grave desperdício de recursos públicos», acrescenta.

Recordando que a insustentabilidade económica e social do TGV é cada vez mais evidenciada por especialistas e relatórios de várias entidades (FEDEA, universidades, Tribunal de Contas, Comissão Oficial francesa), a plataforma insiste nos graves danos ambientais provocados pelas obras (nascentes e ribeiros secos, centenas de peixes mortos, rios contaminados, grandes movimentos de terra, que estiveram na origem de aluimentos em túneis) e denuncia a especulação imobiliária ligada a este projecto do grande capital, com as suas «comissões de obra disfarçadas em excedentes orçamentais». / Ver: AHT Gelditu! Elkarlana