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Numa nota, a AHT Gelditu! Elkarlana afirma que o TGV está concebido apenas para as deslocações entre as grandes capitais, deixando de lado as pequenas localidades, e lembra que as grandes cidades já possuem infra-estruturas e meios de transportes suficientes. A AHT Gelditu! sublinha ainda o facto de, pelo menos até 2030, o Y Basco não ter qualquer ligação ao Sul de França e de não se saber quando será feita a ligação a Burgos, pelo que esse «tão badalado Y» se torna «uma espécie de metro de luxo entre as grandes capitais bascas» – «um absurdo do ponto de vista económico e um grave desperdício de recursos públicos», acrescenta.
Recordando que a insustentabilidade económica e social do TGV é cada vez mais evidenciada por especialistas e relatórios de várias entidades (FEDEA, universidades, Tribunal de Contas, Comissão Oficial francesa), a plataforma insiste nos graves danos ambientais provocados pelas obras (nascentes e ribeiros secos, centenas de peixes mortos, rios contaminados, grandes movimentos de terra, que estiveram na origem de aluimentos em túneis) e denuncia a especulação imobiliária ligada a este projecto do grande capital, com as suas «comissões de obra disfarçadas em excedentes orçamentais». / Ver: AHT Gelditu! Elkarlana