terça-feira, 1 de setembro de 2015

Paralisação de 24 horas na Volkswagen Navarra após a morte de um trabalhador

Um trabalhador de 34 anos morreu ontem, 31 de Agosto, ao ser atropelado por um empilhador nas instalações da Volkswagen Navarra, na zona industrial de Landaben (Iruñea). Tanto o trabalhador falecido, da TEX, como o condutor do veículo foram subcontratados pela VW Navarra. Reunida ontem com carácter de urgência para analisar os factos, a Comissão de Trabalhadores (CT) convocou uma paralisação de 24 horas, bem como uma concentração frente à entrada principal da fábrica.

Numa nota, o sindicato LAB afirma que, desde o início do ano, 36 trabalhadores perderam a vida no seu posto de trabalho em Euskal Herria - 11 dos quais em Nafarroa - e sublinha que «a sinistralidade laboral tem responsáveis e motivos claros». Expressando solidariedade aos familiares, amigos e colegas do trabalhador falecido, o sindicato apela à participação na paralisação convocada pela CT.

Informa o LAB que a CT e Comissão de Delegados de Prevenção decidiram, entre outras coisas, solicitar uma reunião urgente à administração da empresa para que esta dê todos os detalhes sobre o que se passou, bem como convocar a paralisação de 24 horas referida, como forma de protesto e em defesa de condições de segurança no trabalho.

Face a esta situação, o LAB reitera o seu compromisso contra a precariedade laboral e em defesa de condições laborais dignas. / Ver: LAB, LAB [nota mais desenvolvida] e ahotsa.info