sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Cerca de 5000 pessoas reclamaram em Bilbo o repatriamento dos presos

A manifestação, convocada por ex-presos políticos bascos, percorreu as ruas do centro de Bilbo no dia grande da Aste Nagusia [festas] para reclamar o regresso a casa dos presos e refugiados bascos.

Cerca de 5000 pessoas manifestaram-se hoje em Bilbo pelo repatriamento dos presos [o número é do Sortu, citado pelo Berria; a EITB diz que foram menos].

A mobilização partiu às 12h30 da Praça Moyua e terminou junto à Câmara Municipal. Ali, os ex-presos Oihana Garmendia e Liher Aretxabaleta leram um comunicado, em que acusaram os estados espanhol e francês de agir «com vingança» contra os presos bascos e em que recordaram o «exemplo» do processo de paz da Colômbia.

À frente da mobilização seguiram ex-presos. A principal reivindicação ao longo do percurso foi «Euskal presoak etxera» [os presos bascos para casa], mas também se cantou o «zain dago ama, zain aita» nos últimos metros da manifestação.

Menção especial mereceram os presos doentes, e houve uma grande salva de palmas para o refugiado Gaizka Sopelana - que se encontra internado no Hospital de Gurutzeta.

Também em Bilbo, amanhã haverá uma manifestação em defesa da amnistia, convocada pelo Movimento pró-Amnistia e Contra a Repressão (MpA). Parte às 19h00 de Zabalburu. Um juiz do tribunal de excepção deu ordem para vigiar a mobilização. [Borrokak ez du etenik!] / Ver: Berria e eitb.eus