segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Mesmo vigiado de perto, o «Ospa Eguna» voltou a ser festa e reivindicação

O «caríssimo e desproporcionado dispositivo» que a Guarda Civil montou em Altsasu no sábado passado desde as primeiras horas da manhã não impediu que o Ospa Eguna [Dia do Baza] decorresse em ambiente de festa. Com o «Ospa», os organizadores quiseram denunciar a repressão e a elevada presença de forças policiais.

No sábado, 27, os acessos a Altsasu estiveram controlados pela Guarda Civil, que mandava parar e revistava os veículos que se aproximavam. Também recorreram a um helicóptero, que chegou a sobrevoar a localidade do Vale de Sakana abaixo dos 300 metros a que é obrigado em zonas urbanas ou povoadas.

No entanto, isso não impediu os jovens de Altsasu de preparem o almoço e as carros alegóricos que depois passearam num cortejo: umas fragatas militares que também serviram de veículo numa das corridas que fizeram.

A kalejira festiva foi sempre vigiada de perto pelo helicóptero e, ao longo do trajecto, a presença policial fez-se notar em diversos pontos. Em todo o caso, o ambiente de festa e a reivindicação foram mais potentes que o acosso da instituição armada.

Ospa Eguna 2016. Alde hemendik!Ver: ahotsa.info