Documentário da Plenaria Memoria y Justicia, com a duração 36 min., sobre o «massacre do Hospital Filtro», em Montevideu (Uruguai), em 1994. O documentário reúne imagens e testemunhos inéditos de diversas fontes. Nele, narra-se, de forma paralela, a história do «Guernica» e a luta do povo basco, e a repressão do Estado uruguaio sobre milhares de pessoas que defendiam o direito de asilo para três refugiados políticos bascos.
A 24 de Agosto de 1994, o líder do Governo uruguaio, Luis Alberto Lacalle, lançou uma operação repressiva sem precedentes em democracia, da qual resultaram dois mortos e centenas de feridos. Agora, a cada 24 de Agosto realiza-se em Montevideu uma marcha para recordar os factos e reclamar justiça. Muitos dos polícias responsáveis pelos factos foram promovidos, nos últimos anos, a postos de maior destaque na hierarquia do aparelho repressivo do Estado.
«Uruguay. El crimen de una democracia» (Resumen Latinoamericano)

Norma Morroni, la madre de Fernando, leyó un saludo de familiares y allegados de presos, refugiados y deportados del País Vasco. «Muchas gracias, muchas gracias, porque sé que este año ha sido muy difícil. Tengo más miedo por ustedes que por mí. Yo ya estoy jugada, pero voy a seguir con el empuje, con la fuerza, con el cariño de ustedes, que siempre están cerca», dijo ayer Morroni. [Vídeo: «Marcha del Filtro 2016»]