terça-feira, 30 de agosto de 2016

Dia 3, manifestação nacional em Etxarri: «Presos doentes para a rua!»

O Movimento pró-Amnistia e contra a Repressão (MpA) agendou para este sábado, 3 de Setembro, em Etxarri Aranatz (Nafarroa), uma manifestação nacional pela liberdade dos presos doentes. A mobilização parte às 19h00 da Praça de Etxarri.

Para denunciar a situação dos presos bascos com doenças graves e incuráveis, o MpA marcou ainda, para a próxima quinta-feira, dia 1, também na Praça de Etxarri, uma conferência de imprensa. O encontro terá lugar às 11h00.

Em greve de fome
Para reivindicar a liberdade dos presos doentes, Joxean Kortadi e Fernando Lizeaga cumprem hoje o 16.º dia de uma greve de fome por tempo indeterminado. Outros dois ex-presos também aderiram à iniciativa, por períodos mais curtos. Segundo refere o MpA, Kortadi e Lizeaga mantém-se firmes nesta dura luta e estão dispostos a continuar até que «o corpo aguente».

Por outro lado, na prisão de Huelva (Espanha), os presos políticos bascos estão a realizar uma greve de fome rotativa, querendo dessa forma chamar a atenção para «a necessidade de mobilizar o povo pela liberdade dos presos doentes». O primeiro turno coube a Iker Olabarrieta, Fiñu, que esteve em greve de fome sete dias. Passou o testemunho a Xabier Garcia Gaztelu, que vai no quinto dia de jejum.

Etxarriko manifara joateko autobusak Donostitik eta Bilbotik
Gipuzkoa: Apuntatu nahi duenak e-mail helbide honetan egin dezake: amnistiadonostia@gmail.com. Izen bat eta telefono zenbakia utzi.

Bizkaia: Autobusa 16:30etan aterako da Bilboko Plaza Zirkularretik. Apuntatu nahi duenak e-mail helbide honetan egin dezake: amnistiaaskatasuna@gmail.com. Ver: amnistiAskatasuna e lahaine.org