quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Turrune evoca os 36 anos do assassinato de Angel Etxaniz

Angel Etxaniz, militante abertzale de Ondarroa (Bizkaia), foi assassinado há 36 anos (a 30 de Agosto de 1980) por um grupo paramilitar com ligações às forças policiais. O portal Turrune reuniu um conjunto de fotografias preciosas para assinalar esta data.

Angel Etxaniz Olabarria, militante do HB, foi morto no Club 34, em Ondarroa (Bizkaia), no dia 30 de Agosto de 1980, numa acção atribuída ao Batallón Vasco Español (BVE). O estabelecimento, de que Etxaniz era proprietário, já fora alvo de um atentado reivindicado por uma outra organização paramilitar de extrema-direita, a Triple A, que qualificava Etxaniz como «rojo y separatista».

Etxaniz, muito conhecido em Ondarroa pela sua militância abertzale contra o franquismo e pelo seu envolvimento na actividade desportiva [oso kirolzali zalako be bai], foi detido várias vezes nos anos 60 e 70, e foi brutalmente torturado durante o estado de excepção de 1975.

Em 2013, por ocasião do 30 de Agosto, apareceram várias imagens de Angel nas ruas de Ondarroa. Uma delas junto a uma placa em que se lia «Em honra de todos os ondarrutarras que lutaram e perderam a vida no caminho para a libertação de Euskal Herria». / Ver: aseh e Turrune