Em Erromo/Itzubaltzeta (Getxo, Bizkaia), cerca de 100 pessoas participaram, ontem, em plenas festas locais, na marcha organizada pelo Movimento pró-Amnistia e contra a Repressão (MpA).
A reivindicação da amnistia esteve também muito presente, ontem, no início das festas da Branca, em Gasteiz. Para além disso, o clamor da amnistia sente-se no alto do Gorbeia, em Armintza, em Sodupe, em Galdakao, na comarca de Arratia - tudo no território da Bizkaia.
Recorde-se que o MpA convocou manifestações nas Semanas Grandes [Aste Nagusiak] de Donostia (dia 13, Boulevard, 19h30) e Bilbo (dia 27, Zabalburu, 19h00). / Mais info: MpA e MpA
ELENA BELOKI LIBERTADA
A presa política basca natural de Laudio (Araba) e residente em Hernani (Gipuzkoa) foi libertada esta manhã. Saiu da cadeia de Villena (Alicante), onde era esperada por cerca de 20 familiares e amigos.
Beloki foi detida em Dezembro de 2007 e, julgada no âmbito do processo 18/98, na parte relativa ao Xaki, foi condenada a 13 anos de prisão pela Audiência Nacional espanhola. Depois, o Supremo espanhol reduziu-lhe a pena para oito anos e meio, que cumpriu. Em 2008, Beloki foi libertada, tendo sido novamente encarcerada em 2009. / Ver: Berria e naiz
sexta-feira, 5 de agosto de 2016
Reivindicação da amnistia nas festas de Erromo, de Gasteiz, em Arratia e mais
Etiquetas:
ACÇÃO SOLIDÁRIA,
Dispersão,
Manifestações,
Notícias,
Presos Políticos