segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Manifestações pelo repatriamento e a amnistia sexta e sábado em Bilbo

Na sexta-feira, 26, dia grande da Aste Nagusia bilbaína, uma manifestação convocada por um grupo de ex-presos e refugiados parte às 12h30 da Praça Elíptica para reclamar o regresso a casa dos presos e dos exilados bascos. No dia seguinte, tem início às 19h00, na Praça Zabalburu, a manifestação que o Movimento pró-Amnistia e contra a Repressão (MpA) convocou em defesa da amnistia.

Numa nota, o MpA explica que a organização desta manifestação, no dia 27, tal como da que ocorreu em Donostia no dia 13, surge na sequência de uma reflexão. Por um lado, chegaram à conclusão de que existia um vazio importante em torno da luta em prol dos perseguidos políticos e que essa situação facilitava a despolitização destes militantes políticos, em prejuízo do processo de libertação.

Por outro lado, o MpA entende que as razões que fundamentaram a luta dos presos políticos bascos (ainda estão nas cadeias quase 400), ou seja, a opressão nacional e social de Euskal Herria, continuam vigentes. Com as inúmeras mobilizações e iniciativas que tem levado a cabo, o MpA crê ter actualizado e recuperado a questão da amnistia, que voltou a ter lugar no seio dos debates populares.

Abuztuak 27: Preso gaixoak kalera! Amnistia osoa!

Dia 26, pelo regresso dos presos a casa
Na sexta-feira, realiza-se a manifestação convocada por um grupo de ex-presos e refugiados, que, tal como ocorreu em Donostia e em Gasteiz, tem como lema «Amnistiaren norabidean presoak eta iheslariak etxera». Na apresentação, que decorreu dia 16, defendeu-se que «nas festas da Aste Nagusia é preciso reivindicar o regresso a casa dos presos e dos exilados» e afirmou-se que «é hora de intensificar o derrube das estruturas que sustentam as leis de excepção». / Ver: aseh e Berria