quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Trabalhadores da Global Energy Services mobilizam-se contra os despedimentos

A administração da Global Energy Services (GES) comunicou aos representantes sindicais que irá despedir mais de 400 trabalhadores. Esta manhã, os funcionários da fábrica de Enekuri (Erandio, Bizkaia) participaram numa mobilização de protesto frente à delegação do Governo de Gasteiz em Bilbo.

Em Enekuri (Erandio), a GES, empresa de montagem e manutenção de estruturas eólicas e fotovoltaicas, tem a sua sede e uma fábrica onde trabalham 160 pessoas. Fora de Euskal Herria, tem fábricas espalhadas pelo Estado espanhol - Madrid, Saragoça, Cádis e Corunha. De acordo com o sindicato ELA, a empresa pretende despedir 69% dos seus trabalhadores: 453, mais precisamente. Muitos deles em Enekuri.

Por isso, os trabalhadores da fábrica basca estiveram hoje em greve, durante meio dia, e manifestaram-se em defesa dos postos de trabalho e para exigir respeito pelas condições laborais, tendo em conta que a administração anunciou que vai reduzir em 5% o salário dos trabalhadores que não forem despedidos.

Em comunicado, o ELA afirma que a empresa é viável e denuncia que a empresa está a recorrer a mecanismos da reforma laboral para se desfazer de um número considerável de funcionários. / Ver: hiruka.eus