quinta-feira, 10 de maio de 2012

O Acordo de Gernika convoca mobilizações e pede que se intensifiquem «os esforços» para levar por diante o processo de paz

Os signatários do Acordo de Gernika convocaram mobilizações para amanhã à tarde nas quatro capitais de Hego Euskal Herria e noutras localidades para protestar contra a sentença do Supremo Tribunal que confirma as condenações de Arnaldo Otegi, Rafa Díez, Arkaitz Rodríguez, Sonia Jacinto e Miren Zabaleta, com o lema «No más agresiones contra el proceso. Es tiempo de soluciones».

Numa conferência de imprensa em Donostia, os signatários do Acordo de Gernika salientaram o facto de que, «desde que este processo se iniciou, as agressões e as violações de direitos não pararam». Lembraram que, depois de a ETA decretar um cessar-fogo em Janeiro de 2011 e o fim definitivo da sua actividade armada em Outubro do ano passado, foram os agentes que subscreveram o Acordo de Gernika quem deu «início a este processo histórico», tendo constatado desde então que «as detenções, a tortura, o acosso e a perseguição policial não pararam».

Sublinham também que «um grande número de organizações políticas e sociais» continuam ilegalizadas e que a situação dos presos políticos bascos nas prisões espanholas «se agravou».

«Só um Estado que não quer a paz prende e manda para a prisão aqueles que a constroem. Mas a sociedade basca, como Arnaldo, Rafa, Sonia, Arkaitz e Miren, quer a paz, uma paz baseada no respeito por todos os direitos humanos, os individuais e os colectivos», realçaram, tendo pedido à sociedade que intensifique os esforços para levar por diante o processo de paz e responder a esta brutal agressão. / Notícia completa: Gara
Concentrações amanhã: localidades e horários

Entretanto, segundo divulgou o portal ateakireki.com, a Delegação do Governo espanhol em Iruñea proibiu as mobilizações convocadas para amanhã na capital de Euskal Herria pelo Acordo de Gernika. Os convocantes, que pediram aos cidadãos que amanhã compareçam frente à Delegação, vão recorrer da decisão. (ateakireki.com)

Arnaldo Otegi: «Los enemigos de la paz no ganarán en Euskal Herria» (arnaldotegi.com)
Carta escrita por Arnaldo Otegi, na prisão de Logronho, em nome de todos os condenados no «caso Bateragune», na sequência da sentença do Supremo Tribunal que o mantém na prisão, juntamente com Rafa Díez, Sonia Jacinto, Arkaitz Rodríguez e Miren Zabaleta.
Otegik kartzelatik idatzitako gutuna (euskaraz) / Arnaldo Otegi's letter from prison (english)

Pernando Barrena: «Con esta sentencia pretender evitar la hegemonía de los soberanistas de izquierda» (Info7 irratia)
Um dia depois de se conhecer a sentença do «caso Bateragune», Pernando Barrena, porta-voz da esquerda abertzale, avaliou a decisão do Supremo Tribunal. Prevê mais ataques na mesma direcção.

«Juicios políticos como estrategia represiva», de Borroka Garaia (BorrokaGaraiaDa)
De nuevo el estado español nos muestra su cara represiva mediante juicios políticos como el del «caso bateragune» con la intención de retener a militantes vascos en la cárcel. La sentencia del Tribunal Supremo que confirma las condenas a Arnaldo Otegi, Rafa Díez, Arkaitz Rodríguez, Sonia Jacinto y Miren Zabaleta es una pieza más de la estrategia violenta del estado, una estrategia con fines políticos que no es nueva pero no por ello deja de ser menos escandalosa y que coloca al estado español fuera de las coordenadas mínimas exigibles a un estado que se autoproclama democrático.