segunda-feira, 21 de maio de 2012

Colectividades das festas bascas apelam à participação na jornada nacional de 16 de Junho em Iruñea

Gara, Bilbo * E.H.
Membros das Bilboko Konpartsak, das peñas de Iruñea, dos Donostiako Piratak e dos Blusas y Neskas de Gasteiz, entre outras colectividades das festas bascas, deram uma conferência em Bilbo, no sábado passado, para expressar apoio à iniciativa 1512-2012 Nafarroa Bizirik e fazer um apelo à participação na marcha nacional de 16 de Junho em Iruñea, dia em que se comemora a independência de Nafarroa, com múltiplas actividades.

Segundo salientaram, esse dia vai ser uma jornada de comemoração e «uma estupenda demonstração da Navarra que existe hoje, apesar da conquista». «Como diz o nosso nome, este ano queremos que brilhe por si mesma uma Navarra/Euskal Herria que, pese embora aqueles acontecimentos históricos, continua viva, em todos os domínios da sua existência diária: artístico, cultural, social...».

As colectivas referidas convidaram ainda as pessoas integradas em grupos musicais, fanfarras, charangas, pernaltas, coros, etc., a estar em Iruñea e a participar «nesse grande dia». / Fonte: SareAntifaxista

Urko - «Agur Euskal Herriari» Este tema (bem conhecido) faz parte da colectânea recentemente lançada pela Nafarroa Bizirik, no âmbito das iniciativas relacionadas com os 500 anos da conquista de Nafarroa. // Hitzak / Letra

Ver ainda: «A Sortzen-Ikasbatuaz reclama ajuda para fazer frente às dívidas contraídas na jornada festiva de ontem» (Gara)

Fotos: Festa a favor da escola pública basca em Iruñea (Berria)