terça-feira, 15 de maio de 2012

Udaberria zerrailaren bestaldean / A Primavera do outro lado da fechadura


Documentário sobre a repressão sofrida pela juventude de Barañain (Nafarroa). / Fonte: ateakireki.com

Naia Lacroix em greve de fome contra o isolamento na prisão de Bordéus
A jovem presa de Senpere (Lapurdi) iniciou ontem uma greve de fome, para exigir o fim do isolamento na prisão de Bordéus e a possibilidade de se juntar a outros presos políticos. No caso de a situação não mudar, fez saber que na semana que vem dará início a uma greve de sede.

Para protestar contra a situação de Lacroix, houve diversas mobilizações nas últimas semanas. De acordo com o movimento Herrira, Arkaitz Agirregabiria e Zuhaitz Errasti, que se encontram na prisão de Gradignan juntamente com Lacroix, levaram a cabo diversos protestos. Na sequência destas acções de protesto passaram duas semanas no mitard. Por outro lado, os presos que se encontram em Fresnes também entraram em luta, em solidariedade com a presa de Senpere.
Naia Lacroix foi detida no dia 14 de Fevereiro, acusada de tentativa de atentado contra um imóvel. / Fonte: kazeta.info

Apresentação em Buenos Aires do disco Amnistía, em solidariedade com os presos bascos
Decorreu no sábado, na Herriko Taberna de Buenos Aires a apresentação do disco duplo AMNISTÍA, em solidariedade com o povo basco e os seus presos e presas políticos. Os dois discos resultam da compilação de temas doados por cada um dos cantores que, ao longo de 2011, actuaram na Taberna Basca, e faz parte também de uma nova actividade cultural dos Euskal Herriaren Lagunak da Argentina, o colectivo que luta pela divulgação da luta do povo basco na Argentina e que exige a libertação imediata dos cerca de 700 lutadores e lutadoras que se encontram na prisão. [...]
Este disco duplo será também editado em Euskal Herria pela organização que reúne os familiares dos presos e das presas bascos, e será apresentado publicamente na próxima Feira do Livro e do Disco basco, que se realiza em Durango em Dezembro.
Antes da apresentação do disco, foi projectado o documentário mexicano Hasta ahí te mueves, realizado pelo Colectivo KAIK e que denuncia «o plano imperial sobre "cidades rurais sustentáveis"». No local, esteve presente uma das realizadoras, Mariela Zunino, que apresentou o trabalho. / Notícia completa: ehl_argentina

Ver também: «Suspenso apenas por dois meses o ertzaina que escavacou a placa em memória de Muruetagoiena», de I. IRIONDO (Gara)
O Departamento do Interior suspendeu durante dois meses o ertzaina que em Maio de 2010 escavacou a placa de homenagem ao médico Esteban Muruetagoiena, que morreu depois de ser torturado.
Esta punição limita-se ao regime disciplinar interno da Polícia autonómica. Se a mesma acção fosse perpetrada contra um elemento evocativo de uma das chamadas «vítimas do terrorismo», implicaria uma pena entre um e dois anos de prisão. [É a chamada «justiça do ocupante».]