domingo, 27 de maio de 2012

A esquerda abertzale critica Madrid e Paris por «continuarem com as estéreis medidas de sempre»

Num comunicado, a esquerda abertzale denunciou as detenções de Oroitz Gurrutxaga e Xabier Aranburu, alegados membros da ETA, levadas a cabo por forças policiais francesas no departamento das Landes.

O texto lembra que a operação policial ocorre apenas duas semanas depois de a ETA ter manifestado, através da agência francesa AFP, a sua «disposição e vontade» para «iniciar um diálogo directo» com os governos espanhol e francês para abordar as consequências do conflito, anunciando para tal a nomeação de uma delegação.

Acrescenta a esquerda abertzale que essa vontade da ETA foi também transmitida há poucas semanas pela Comissão Internacional de Verificação a um vasto espectro de agentes políticos, sociais, sindicais e económicos do país.

Refere que, no entanto, os Executivos de ambos os estados «respondem com as estéreis medidas de sempre» à nova situação criada após a histórica decisão da ETA de cessar definitivamente a sua actividade armada.

Assim, a esquerda abertzale solicita a Madrid e a Paris, especialmente ao presidente francês, François Hollande, que atendam «à vontade maioritária da sociedade de Euskal Herria, que lhes exige que se tornem agentes pró-activos pela paz e pelas soluções democráticas».

Neste sentido, desafia-os a desmantelar «todo o conjunto de medidas e políticas de excepção, assumindo a única via inteligente para a resolução, a do diálogo».

Por último, o comunicado expressa a solidariedade da esquerda abertzale às pessoas detidas, assim como aos seus familiares. Nele se pede, da mesma forma, aos cidadãos que participem nas mobilizações que vierem a ser organizadas para protestar contra as detenções. / Fonte: Gara / Comunicado da esquerda abertzale aqui.

Mais info: «Xabi Aranburu ondarrutarra atxilotu dabe Frantzin. XABI ASKATU!» (Turrune!)
Hoje, em Ondarroa (Bizkaia), 360 pessoas manifestaram-se contra as detenções; para amanhã, às 20h00, está convocada nova manifestação.